Como escolher as tomadas e interruptores ideais para sua casa?

Ao planejar sua casa ideal, além das paredes, pintura, o mosaico da casa, você pode saber que precisa ligar os plugues e interruptores, mas geralmente não sabe o que fazer e pode não ser cuidadoso o suficiente para ter certeza de que esses itens estão lá.

Detalhes como localização e número de tomadas se tornam protagonistas quando precisamos recarregar a bateria do celular, ver TV, utilizar aquecedor e por aí vai. Esses itens podem tornar nosso dia-a-dia mais ou menos conveniente. 

Pensar e analisar a presença de tomadas na sua casa também previne aquele cenário caótico de sair atrás dos adaptadores e extensões. Além disso, quando você analisa bem as necessidades da sua casa, você consegue escolher a melhor opção de tomada sem problemas.

Tudo isso também requer grande atenção para a segurança, tanto na hora de instalar quanto de usar. Um profissional da área elétrica saberá instruir você a planejar a localização dos interruptores com mais segurança.

Mesmo assim, você também pode ter o controle dessa parte tão importante do projeto de sua residência. Mas como escolher a tomada ideal? Onde melhor colocá-la? Quantas são ideais por ambiente?

Respondemos essas e outras questões para ajudar na sua procura pela melhor tomada para a sua casa. Siga conosco!

Faça uma análise dos ambientes e das tomadas

Para evitar pesadelos com reformas desnecessárias e derrubadas de parede, é preciso pensar na localização e número de tomadas na sua casa. Para isso, tenha em mãos seu projeto e analise a necessidade de cada ambiente.

Além disso, fique de olho nas normas patenteadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Elas regulam a instalação de tomadas e interruptores de acordo com o tipo e tamanho do ambiente.

Necessidades elétricas

Primeiro, certifique-se da amperagem das tomadas. Essas irão variar de acordo com os aparelhos que você pretende utilizar em cada cômodo. Os módulos de 10 Amperes, por exemplo, servem para aparelhos com potência mais baixa. Entram aí os televisores e aparelhos de DVD.

Já os de 20 Amperes servem para fornecer energia a aparelhos com mais de 1000 watts, como microondas e máquinas de lavar. As tomadas de 20 Amperes costumam ter o diâmetro dos encaixes um pouco maior do que a de 10 Amperes.

Portanto, é necessário prever a quantidade de energia que você irá precisar para os diferentes aparelhos elétricos da sua casa. É interessante identificar as tomadas do ambiente com módulos coloridos. Normalmente utilizam branco/preto para tomadas 110v e a cor vermelha para tomadas 220v, evitando que queimem acidentalmente os seus aparelhos por não saberem a voltagem da tomada. E lembre-se: a opinião de um profissional da área elétrica pode ser muito importante nesse momento.

Considere tudo isso com base no que você já utiliza, mesmo que esporadicamente (como aspirador e liquidificador). Leve em conta também os aparelhos que você pretende adquirir. 

Além disso, fique atento a necessidade de uma tomada especial ou com corrente elétrica diferenciada. Alguns aparelhos domésticos podem precisar de uma carga ou voltagem diferente. É possível descobrir tudo isso com ajuda profissional.

Local de instalação

Procure instalar os itens de energia próximos a portas, bancadas e sofás. Um profissional eletricista também irá auxiliar na localização das tomadas.

A NBR 5410 recomenda a instalação desses itens a cada 8 metros quadrados, mas isso deve variar de acordo com a funcionalidade do ambiente.

Uma sala de estar ou cozinha, por exemplo, com certeza irá demandar maior número de tomadas do que um banheiro ou varanda. É interessante pensar no conforto de utilizar itens como carregadores de computador, cafeteiras elétricas e secadores de cabelo sem precisar de extensões.

Certifique-se também de que a tomada não será instalada muito perto de uma fonte de água. Isso evita choques e acidentes, aumentando a segurança de sua família.

Escolha o melhor modelo de tomada

Antes de escolher sua tomada (e a capa do interruptor), lembre-se do novo padrão de três pinos determinado pelo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas. Em razão disso, é importante que seja feita a adequação em toda a sua residência. Não se preocupe com os aparelhos que você já possui! O aparelhos com plugue de dois pinos se encaixam perfeitamente na tomada com o novo padrão.

Os formatos e cores possuem designs diferentes para melhor atender ao seu gosto. No momento de escolher o modelo, a criatividade é sua e tudo vai depender da decoração do seu ambiente.

Outra observação é quanto ao número de tomadas na mesma placa: algumas possuem duas entradas, enquanto outras possuem apenas uma ou conjunto com interruptor. Escolha de acordo com o uso dos aparelhos naquele ambiente, bem como sua conveniência.

Contudo, é interessante saber que existem opções de cores mais clássicas. Tomadas brancas e pretas podem ser muito versáteis e combinam com quase todos os tipos de ambiente. Há também modelos que vêm de fábrica com cores, como azul, rosa, amarelo, etc.

Existem, hoje em dia, algumas películas que mudam a cor, textura e até desenho em seu interruptor. Se você optar por utilizar algo assim, preste atenção na poluição visual. Se você planeja uma decoração suntuosa ou com papel de parede muito chamativo, é melhor deixar as tomadas em locais discretos. Essa medida não compromete a harmonia de sua decoração.

Agora que você entendeu o básico sobre as tomadas da sua casa, escolha entre nossos diversos modelos de tomadas, módulos e interruptores.

Via: Net Elétrica