Ferramentas que são essenciais em sua casa

Você pode ter visto ou até mesmo usado uma faca para apertar os parafusos na hora de montar um móvel, parafusar uma porta ou algo semelhante, pois esse tipo de improvisação pode resolver seus problemas.

A falta de ferramentas especiais para o trabalho manual requer muita energia e pode até danificar o equipamento. Sempre pode ter imprevistos e você ter que parafusar uma mesa por exemplo

Esse é só um dos muitos exemplos do que pode acontecer se você não tiver em casa um kit de ferramentas para fazer pequenos consertos domésticos, projetos DIY ou mesmo pendurar quadros na parede.

Mas é preciso saber escolher que ferramentas realmente devem entrar nesse kit para você não gastar mais do que precisa.

Confira a seguir alguns itens que não podem faltar na sua primeira caixa de ferramentas!

1 – Chave de fenda

É uma das ferramentas mais fundamentais na hora de montar móveis. Usada para apertar ou afrouxar parafusos, a chave de fenda é encontrada em diversos modelos. Procure ter pelo menos uma de tamanho médio para um uso mais abrangente.

2 – Chave phillips

A chave phillips têm a mesma função das chaves de fenda, mas servem para parafusos com fendas no formato de “xis”. Para uma caixa de ferramentas básica, o ideal é ter uma de menor tamanho que pode ser usada em produtos eletrônicos.

3 – Chave de teste

Elas parecem chave de fenda, mas têm objetivos completamente diferentes. A chave de teste serve para testar se há corrente elétrica passando por tomadas ou fios. O cabo da chave de teste é feito de plástico transparente e possui uma lâmpada embutida, que acende quando a haste de metal encosta na eletricidade. Muito útil para checar se a energia está desligada antes de trocar resistências de chuveiro, por exemplo.

4 – Martelo

O martelo é outra ferramenta básica que não pode faltar em nenhuma casa. Útil para montar móveis de madeira e pendurar quadros, os martelos possuem dois modelos mais comuns: os de unha e os de bola. O primeiro é útil para remover os pregos, enquanto o outro tipo é mais indicado para quem precisa aplicar rebites e materiais metálicos.

5 – Alicate

O alicate é uma das ferramentas mais polivalentes do kit. Ele serve para apertar porcas, dobrar metais, desencapar fios e isolar materiais durante instalações elétricas. Existem modelos de alicates específicos para algumas funções, mas o universal, mais em conta, atende muito bem a todas elas.

6 – Trena

As trenas podem ser de madeira ou metal e são muito necessárias para tomar medidas de móveis novos para a casa ou mesmo calcular áreas para colocação de pisos e outros revestimentos. Os modelos ideais são retráteis e possuem travas para não perder a marcação.

7 – Chave inglesa

A chave inglesa é muito utilizada em instalações hidráulicas. Por ter a abertura regulável através de uma rosca, ela é versátil, podendo ser utilizada na manutenção de canos maiores até na regulagem de porcas menores.

8 – Chave de boca

Chaves de bocas são geralmente usadas para apertar porcas. Elas podem ser úteis na manutenção de carros, bicicletas ou até algumas peças de encanamento menores, como pias de banheiro. Geralmente elas são encontradas em diversos tamanhos e vendidas em um kit com chaves para porcas de 6 mm a 22 mm.

9- Furadeiras e brocas

Elas são úteis para fixar quadros, estantes, montar móveis, fazer projetos DIY e podem funcionar como parafusadeiras. Existe no mercado modelos de furadeiras movidas a bateria que não precisam ficar ligadas na tomada para funcionar. Ou seja, você pode andar com ela pela casa, oficina ou escritório. É possível encontrar furadeiras de diversos calibres adequadas a todos os trabalhos e perfis de usuário.

10 – Bolsa para ferramentas

Para que as ferramentas são se percam, é recomendável ter um lugar destinado a elas. Você pode escolher entre a caixa plástica, a bolsa para ferramentas ou a tradicional caixa de metal.

Via: Leroy Merlin